sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que é internet?

O que é internet? Normalmente ouvimos dizer que a internet é uma grande rede de computadores, porém, esta afirmação, apesar de válida, não está totalmente correta. A internet é na verdade um conjunto de diversas redes de computadores e não apenas uma grande rede.


Protocolo de internet
Essas redes comunicam entre si através do protocolo de internet TCP/IP. Esses protocolos permitem que uma rede possa se comunicar com outra rede e trocar informações entre si. Ele funciona como uma espécie de idioma computacional e universal, desta forma, não importa como uma rede foi projetada ou qual sistema operacional é usado para gerenciá-la, contando que ela use o TCP/IP isso permite a comunicação com outras redes.

Endereço de cada computador (endereço IP)
Para que a coisa funcione é necessário que cada computador de cada rede tenha uma identificação própria e distinta, essa identificação é chamada de endereço IP ou apenas IP. O IP é uma sequência numérica com quatro grupos, veja um exemplo: 200.158.141.6

Desta forma, cada computador assume uma identificação única e com isso torna-se possível um computador comunicar com outro pela internet.

Dependendo do tipo de conexão que você tem com a internet, esse número poderá ser único ( IP fixo) ou alterar cada vez que você fizer uma conexão com a internet (IP dinâmico).

Limitação geográfica da internet
A internet não tem limitação geográfica, isto permite que o meu computador possa comunicar tanto com um micro na minha cidade como em outro país. Isto é possível graças às redes de comunicação entre os países, essas redes utilizam cabos de fibras ópticas e ligam um país a outro através de cabos submarinos.


Fonte: Blog do Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário