quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que é o Twitter e como usar o Twitter

O Twitter é um microblog onde os usuários enviam textos de até 140 caracteres e ao mesmo tempo recebem textos de outros usuários. Basicamente a idéia do Twitter é como se fosse um email, você tem seu email e dele você envia emails para seus contatos e seus contatos podem enviar emails para você. Tudo fica concentrado na sua caixa de mensagens.



A diferença é que no Twitter todas as mensagens, enviadas ou recebidas podem ter no máximo 140 caracteres, configurando um novo quadro de comunicação, ou seja, rápida, curta e objetiva.

Como usar o Twitter
A primeira coisa a fazer é criar gratuitamente uma conta no Twitter. https://twitter.com/signup. O Cadastro é simples. Capriche apenas no nome do usuário, ele será a sua identificação.

Como funciona o Twitter
Tudo gira em torno de quem você segue e de quem você é seguido. Sim, este é o termo mesmo: seguir.

Você deverá escolher as pessoas que você quer seguir, para isto basta visitar o profile (uma espécie de página pessoal no Twitter) e clicar no botão follow (seguir). Pronto. Agora você já está seguindo aquela pessoa e tudo que ela escrever vai aparecer na sua página no Twitter. Veja Aqui o meu profile: http://twitter.com/dicasgeraiss

Para alguem te seguir o processo é o mesmo, então, se você quer conseguir seguidores deverá divulgar o seu profile.

Como postar no Twitter
Depois de cadastrar, basta você fazer o login e você ter o campo para postagens. Lembre-se que você deverá usar no máximo 140 caracteres, por isto, seja criativo na suas postagens para aproveitar bem o mínimo espaço disponível.

Como criar links no Twitter
Você pode criar links nas suas postagens do twitter, porém, o link não poderá exceder 30 caracteres, como a maioria dos links tem mais que 30 caracteres, a saída é usar um site para encurtar as link, por exemplo:

Link normal: http://www.dicasgeraiss.blogspot.com

Link encurtado: http://bit.ly/3J545N

Para conseguir este feito, segue alguns sites que fazem o trabalho de encurtar urls:

■http://bit.ly/
■http://tinyurl.com/
■http://is.gd/
■http://migre.me/
Em todos os casos, basta você informar o link normal e ele converte para uma url mais curta. Como ele faz isto? É redirecionamento, ou seja, quando alguém clicar no Twitter no link http://bit.ly/3J545N ele redirecionará para http://www.dicasgeraiss.blogspot.com

O que postar no Twitter
Embora você possa postar qualquer coisa é importante pensar que as pessoas irão seguir você se houver algo de interessante em seus microtextos. Fazer do Twitter um diário das atividades cotidianas da sua vida pode não ser interessante.

O Twitter é uma moda passageira?
Talvez sim, talvez não. A proposta dele é interessante e tem sido muito elogiado por seus usuários. Penso que precisaremos esperar um pouco para tirar conclusões, mas acho que ele tem forma para ir a diante.

Twitter, Orkut ou MSN
O MSN é mais útil pois dá para trabalhar com ele e existe uma base de contatos muito maior. Já em relação ao Orkut, e creio que o Twitter seja mais útil que o Orkut. O Orkut fica mais para diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário