quarta-feira, 7 de abril de 2010

Descubra em quanto tempo sua senha pode ser hackeada!

Muitas são as dúvidas sobre suporte, helpdesk e dicas para usuários manterem-se mais seguros no uso de seus PCs. A segurança é solenemente ignorada por usuários, pois todos acham que nunca serão vítimas de roubo de senhas de banco, cartões, etc.
Ledo engano. Se você existe, respira e de alguma forma tem dados seus on-line, você é uma vítima em potencial. O gráfico abaixo mostra um comparativo de em quanto tempo uma senha pode ser quebrada por um computador comum, utilizando programas e técnicas conhecidos e que estão disponíveis na Internet, em duas situações: utilizando caracteres especiais, uppercase (maiúsculas), etc. ou senhas apenas em lowercase. Vejam a diferença absurda:

Pode-se notar que como a maioria dos usuários utiliza senhas pequenas, como nomes de filhos ou data de nascimento, essas senhas podem ser facilmente quebradas por um PC comum. Utilizando técnicas melhores e um PC mais robusto, a senha é quebrada ainda mais rapidamente. Utilizando uma senha de 8 caracteres como padrão, se ela for forte o tempo para quebrá-la é de mais de 200 anos, já com uma senha fraca o tempo é de 2 dias.
Portanto, façam um favor a si mesmos: usem senhas mais difíceis e lembrem-se dela usando sua memória, jamais anotem suas senhas em post-its que ficam colados no monitor. Repassem esse artigo para amigos, parentes, etc. para que eles também possam se proteger melhor.









Fonte: Blog Byte que eu gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário