sábado, 17 de julho de 2010

Como melhorar seu computador!

Post Pic


Sempre usamos o computador para diversas coisas, trabalho, jogos, diversão mas nunca nos damos conta que as vezes  nosso computador precisa de uma boa limpeza externa e interna também. Você sabia que o seu computador pode travar ou até mesmo nem ligar, devido a tanta poeira e sujeira acumulada?  Mas isso não acontecerá mais se você seguir algumas dicas valiosas  que vamos dar aqui, prepare o pano umedecido, pincel e algodão e mãos à obra.


Faxina no hardware

Vamos começar a faxina pelo hardware. É bom lembrar que uma limpeza do micro mais detalhada só deve ser feita por técnicos ou por pessoas com muita experiência em montagem de micros. Portanto, vou dar dicas que qualquer um poderá executar sem ajuda de terceiros.

Limpeza do gabinete

Utilize um pano umedecido em uma solução de água e sabão neutro (pode ser sabão de coco) para retirar a sujeira externa do gabinete. Passe um pequeno pincel (trincha) nas saídas de ar da fonte de alimentação para retirar a poeira acumulada. Esse mesmo pincel pode ser utilizado em outras partes do gabinete onde existam depósitos de poeira, funcionando como uma pequena vassoura. Não se esqueçam: o gabinete deve estar sempre coberto com uma capa plástica quando o micro não estiver sendo utilizado (capa de tecido não serve pois permite a passagem da poeira). Verifique também se o gabinete está em um local com boa circulação de ar, pois o calor (e haja calor!) pode danificar componentes internos do micro. Pode-se usar também os limpadores multiusos com bastante eficiência, mas sempre teste antes em uma pequena área de modo a verificar se o produto não causa manchas..

Monitor

Podemos usar as mesmas recomendações utilizadas para a limpeza da parte externa do gabinete. A tela pode ser limpa com um produto específico para limpeza de monitores (LCD ou CRT). Muito cuidado no caso de telas de monitores LCD. Se possível use apenas um algodão úmido. Se houver muita sujeira faça uma solução usando 1 gota de detergente neutro para uma colher de sopa de água destilada e umidifique o algodão na mesma. De maneira nenhuma deve “escorrer” algum líquido pela tela. Seque com um pouco de algodão.

Teclado

Vire o teclado de cabeça para baixo e dê pequenas batidas para soltar a sujeira acumulada no mesmo. Depois passe o pincel entre as teclas para a retirada da poeira acumulada. Em seguida, passe um pano umedecido na mesma solução de água e sabão utilizada no gabinete para limpar as teclas. Outra dica muito interessante e eficiente é usar o aspirador de pó assim temos toda a garantia de tirar toda a sujeira do seu teclado inclusive as mais pequenas que ficam lá no fundo. Se o seu teclado estiver muito sujo e com teclas defeituosas (falhando) pode ser interessante trocá-lo já que o preço de um teclado novo é muito baixo.

Cabos

Os cabos que interligam monitor, teclado gabinete, etc. podem ser limpos com a solução de sabão neutro já utilizada anteriormente (ou limpador multiuso). Se houver problema de mau contato nos conectores dos cabos, procure utilizar um spray limpador de contatos eletrônicos (encontrado em lojas especializadas).

Mouse

Quando está sujo o mouse tem seu funcionamento muito prejudicado. A seta se move aleatoriamente na tela. Para limpá-lo, retire a sua esfera e limpe os roletes que ficam em contato com a mesma. Para isso pode ser usado um cotonete embebido em álcool isopropílico (diferente do álcool doméstico). Pode-se encontrar álcool isopropílico em lojas especializadas ou nas soluções de limpeza para drives de disquete. É claro que isso só vale para os antigos mouses “de bolinha”. Os ópticos não têm este tipo de problema e basta uma limpeza externa.

Drive de disquete

Atualmente é difícil alguém usar drives de disquetes, mas eles ainda existem! Para limpar os drives devemos usar um kit para limpeza de drives. Esse kit é composto normalmente de um disquete de limpeza (possui um tipo de feltro no lugar da mídia magnética) e por uma solução de limpeza (à base de álcool isopropílico). Apesar do fabricante do kit recomendar limpezas periódicas, o drive de disquete só deve ser limpo quando apresentar algum erro na leitura/escrita de disquetes.

Drive óptico (Gravadores de DVD/CD)

Às vezes, a lente do drive óptico fica suja com pequenas partículas de poeira. O usuário não deve tentar limpar a lente com um pincel, pois poderá danificá-lo . Existe no mercado um disco específico para limpeza da lente do drive óptico. Porém só o utilize se estiver tendo erros constantes na leitura do drive.

Disco óptico (DVD ou CD)

Quando aparecem erros de leitura de um determinado disco óptico (na mídia propriamente dita) o erro pode estar sendo causado por um arranhão na superfície desse disco. Dependendo do tipo de arranhão podemos recuperar o disco usando uma pasta de polimento especial (muito pouco abrasiva) para recuperar CDs ou DVDs. Esta pasta é vendida em lojas de material de informática. Dica: você também pode usar a pasta em seus CDs de áudio ou DVDs de vídeo (eu usei e funcionou perfeitamente!). Na ausência da pasta de polimento de CDs pode ser utilizada cera lustradora de pintura para carros, desde que seja pouco abrasiva.

Impressora

A faxina na impressora pode ser feita retirando-se a poeira em seu interior com a ajuda do pincel. Além disso, pode ser utilizado o spray limpa contatos nos contatos dos cartuchos de impressoras a jato de tinta. No eixo da impressora (onde corre a cabeça de impressão) pode ser colocada a graxa de silicone que diminui o atrito e facilita o deslocamento das cabeças. A parte externa pode ser limpa com o mesmo produto usado no gabinete do micro.
Esperamos que esta dica tenha te ajudado a deixar seu computador mais limpinho, agora gostaríamos de saber você usa outras técnicas para limpar seu computador? Se sim relate para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário