quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como dividir e unir arquivos em partes!

Bom, hoje estou aqui para resolver um problema que muitas pessoas têm: dividir e unir arquivos.
É muito simples, mas já soube de casos em que a pessoa deixou de baixar arquivos importantes por não saber como junta-los após o download. Então chega de papo é vamos agir!
Levando em conta que 99,9% das divições de arquivos são feitas visando o compartilharmento (não importa o modo ;D) pela internet, podemos perceber que, em geral, 2 tipos de divisões prevalecem: Divisão simples e de arquivos .rar, sendo esta segunda mais comum.
Então vamos aos tutoriais:

Arquivos .rar:
O formato RAR se tornou muito popular por decorrência de sua grande utilidade: compactar arquivos.
Para dividir seus arquivos, em primeiro lugar, você precisa ter o WinRar instalado na sua máquina. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja fracionar e, vá até “Adicionar para o arquivo...”.
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo.
  Assim que clicar nesta opção, a janela do WinRar é aberta. Quando a janela abrir, vá até a opção “Tamanho do volume, bytes”. Aí é só inserir o número que você deseja que seus arquivos sejam divididos – lembre-se que o valor é em bytes.
Defina o tamanho dos arquivos.
Pronto! Seus arquivos já estão do tamanho que você quer! ;D
Para unir é muito simples:
Basta deixar todas as partes numa mesma pasta (mova todas as partes do arquivo para uma única pasta), clique com o botão direito na primeira pasta e escolha a opção "extrair aqui" , muito fácil. ~P

Arquivos "simples":

Se baixou algum programa, jogo, filme ou qualquer outro arquivo, dividido em várias partes (001, 002, 003, etc.), e agora não sabe como uni-los, você pode usar o programa HJ-Split para uní-los. O HJ-Split é um programa leve e fácil de usar ;D.

Funções do HJ-Split

Split

Divide o arquivo em várias partes, de acordo com o tamanho selecionado para cada parte.
Exemplo: Se você tem um arquivo de 50MB e seu email só suporta arquivos anexos de 10MB.
  • Você seleciona o tamanho que cada parte do arquivo deve ter. Nesse caso 10MB, e serão criados 5 arquivos de 10MB, arquivo.001, arquivo.002, arquivo.003, arquivo.004 e arquivo.005.
  • Assim você envia 5 emails, cada um com uma parte do arquivo. Para unir os arquivos, basta a pessoa que receber as 5 partes utilizar a função Join do  HJ-Split.

Join

Uni um arquivo dividido em várias partes pelo HJ-Split.

Exemplo: Se você baixou um filme em várias partes, filme.avi.001, filme.avi.002, filme.avi.003, etc.
  • Você clica na função Join, clica em Input file e seleciona o arquivo 001 (As outras partes serão identificadas automaticamente pelo HJ-Split e é necessário que todas as partes estejam na mesma pasta).
  • Depois em Output file selecione onde o arquivo unificado será salvo e clica em Start, então será criado o arquivo filme.avi, que é junção de todas as partes que você baixou.
Download HJ-Split  para Windows

Download HJ-Split para Linux

Como juntar as partes (arquivo simples) sem utilizar nenhum programa.

Você também tem a opção de juntar os arquivos sem utilizar o HJ-Split, através do comando TYPE, disponível em todas as versões do Windows.
OBS: Só indico esta opição se você tiver certa experiência e conhecimento de informática!
  • Acesse o menu Iniciar; Executar, digite CMD e tecle ENTER.
  • Na Janela  DOS aberta, acesse a pasta onde estão os arquivos divididos em parte. O comando para acessar o diretório é cd “caminho do diretório” (o caminho deve ficar entre aspas) Ex: cd “c:\Meus Videos” e ENTER para executar o comando.
  • Agora digite o comando TYPE nome do arquivo*; nome do novo arquivo. Ex: Se quero unificar os arquivos video.rmvb.001, video.rmvb.002 e video.rmvb.003, basta digitar: TYPE video.rmvb*; videonovo.rmvb e ENTER para executar o comando. O arquivo video novo.rmvb será salvo no mesmo diretório.
Fonte: Soft Download e Baixaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário