Muitas pessoas têm receio de migrar do tradicional Windows, para o inovador Linux, devido a sua complexidade, porém eu lhes apresento uma pesquisa que ajudará a você internauta esclarecer suas dúvidas a respeito de cada um deles.
Foi feita uma pesquisa em diversos sites onde se pode concluir algumas vantagens e desvantagens de ambos.
Linux
Algumas vantagens:
1- Uma das principais vantagens é o custo2- O Linux é um software livre, isto é, sua utilização não tem custos financeiros você não paga nada para usá-lo.
3- Em termos de segurança, a compatibilidade com padrões estabelecidos há mais de duas décadas e em constante evolução, fazem do Linux um sistema reconhecido pela sua estabilidade e robustez, dando uma maior segurança às redes que utilizam este produto.
4- Em termos de amigabilidade o Linux oferece diversas opções de interfaces gráficas para o usuário, com centenas de aplicativos que podem ser executados em qualquer uma delas. Um administrador pode administrar usuários, discos, arquivos, rede, aplicações, etc...., um usuário doméstico pode jogar, acessar Internet ou um usuário corporativo pode editar textos, planilhas, tudo sem grandes alterações em relação à forma como isso sempre foi feito, porém contando com todas os recursos e vantagens oferecidos pelo Linux.
5- Outra vantagem é quanto aos recursos de memória. O Linux requer pouquíssima memória, necessita apenas de 4MB a 16 MB de memória RAM. Velocidade: o Linux é extremamente rápido comparando-se com outros sistemas operacionais.
Algumas desvantagens:
1- Ao instalar o Linux e o Windows 98 na mesma máquina, pode-se observar que o o Windows 98 detecta automaticamente muito mais dispositivos.
2- Fazer o sistema de vídeo funcionar com X Windows continua sendo difícil demais para muitos, embora possível para a maioria dos usuários.
3- Um outro problema é a escassez de drivers para placas PCMCIA. Se estiver conectando um notebook a sua rede local, por meio de uma placa de rede PCMCIA; e à Internet, a partir da rede local; precisará localizar os drivers com o seu fabricante (nem todos oferecem drivers para Linux), instalá-los e configurá-los você mesmo.
4- O número de aplicativos disponíveis no mercado é outra desvantagem. Enquanto que para o Windows existem hoje mais de 8 mil aplicações registradas, para o Linux existem apenas algumas centenas.
Windows
Algumas Vantagens:
1- O painel de controle é bem mais simples. Recursos visíveis e práticos.
2-Tem os melhores players de mídia digital, os melhores programas atuais e práticos.
4-Todo comando do Windows é simples.
5-É usado por 95% dos computadores existentes.
Algumas desvantagens:
1-Um dos mais populares e usados sistemas operacionais da atualidade é o Windows, onde deixa a desejar em muitos aspectos como por exemplo, a facilidade de adquirir códigos maliciosos.
2-A Microsoft é uma das empresas líderes de mercado e mesmo assim ainda cobram preços exorbitantes por seu sistema operacional, além de que a cada versão nova que é lançada do Windows requer uma máquina mais potente.
Porém internautas, trabalhar com o Linux não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário. A cada dia novas versões de programas para Linux são produzidos, e novas técnicas aparecem.
Vejam esta post Linux x Windows no LedStyle, que mostra como é a parte gráfica do Linux e suas semelhanças com o Windows.
Bem, é isso mesmo pessoal, o Linux está cada dia mais influente e presente nos computadores Desktops. Fica a dica: vamos ler e nos manter informados, porque a informática muda muito mais rápido que o mundo! ;D
Fonte: Blog Canal ADM
2 comentários:
pf muda a cor da fonte pra gente lê!
TA MUITO DIFICIL LER COM COR DA FONTE.
Postar um comentário