terça-feira, 13 de julho de 2010

O que o vicio em computador pode causar?

Veja o texto abaixo e saiba o que acontece com o nosso corpo, quando ficamos muito tempo no computador.

Olhos ressecados

O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada.
Muito tempo em frendo do computador

Cansaço visual

Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.
Cansaço visual

Pescoço tensionado

A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original.
Pescoço lesionado

Postura e coluna

Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.
Postura e coluna

Tendão lesionado

Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).

Tendão lesionado

Inchaço nas pernas

Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.

Inchaço nas pernas

Barriga saliente

Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.

Barriga saliente

E você, já está sentindo algum desses sintomas? Então já é melhor se prevenir e cuidar um pouco mais da saúde.






Fonte: Web perfeita.

9 comentários:

grupinho rsrrsrs disse...

interessantíssimo, principalmente pra pessoas - que assim como eu - trabalham em escritório e passam pelo menos 8 horas na frente do computador

muito legal

_TaTHa_ disse...

Nooooooooooooooooosssa
Não sabia de tudo isso. Super importante para o nosso dia-a-dia. Interessante se a matéria trouxesse também a correção..

=)

Guilherme "KaaZi" disse...

por isso q to com uma barriguinha =[

Unknown disse...

E ainda há as questões sociais e psicológicas, como ficar afastado de familiares e amigos.

Unknown disse...

Bom post

Aguem Qualquer disse...

Muito bom o post bem informativo, tambem achei que faltou a correção!

Fabio Valentim disse...

São dicas úteis para o cidadão ter uma postura perante a máquina. Eu, por exemplo, costumo massagear as mãos e os pulsos, para prevenir da tendinite.

Bruno disse...

Minha barriga está ficando saliente semelhante ao da última imagem.

Preciso cuidar disso =S

Sair do PC, ir passear, fazer alongamentos, exercícios... o que o vício do computador não faz!

Ana Cavalcantti disse...

...além de tudo...gordura na barriga affff !!!

Postar um comentário