quinta-feira, 3 de março de 2011

Como salvar seus arquivos com segurança!

Neste post mostraremos como fazer um upload/backup/compartilhamento de arquivos na Internet.
Tudo que esta no nosso computador corre o risco de ser apagado e muitas pessoas não tem tempo para fica fazendo backup do seus arquivos, mas é bom prevenir e sempre mantermos cópias de documentos importantes. Então para facilitar a vida deixo a dica abaixo.

Por que salvar arquivos online?
Bem, na Internet, uma vez que você se conecta à Internet, seu computador fica exposto a milhares de malwares, spywares e muitas outras ameaças virtuais que podem simplesmente sumir com seus arquivos, trabalhos, jogos e todo o resto (sem mencionar os problemas físicos, como uma possível queima do HD ;D).  Claro, não se desespere, não precisa sair fazendo backups de tudo! Você mesmo, um usuário de computador, já deve ter percebido que problemas assim são comuns, mas não diários  ^P. 

Quais as vantagens de hospedar um arquivo online?
Sem dúvidas, para compartilhar um arquivo de texto, um trabalho ou mesmo uma música, o melhor método de transferência é o direto (PC - PC), pelo MSN por exemplo. Porém existem uma série de problemas, como quedas ou erros do programa em uso, bloqueio pelo anti-vírus, corrompimento dos dados, ou mesmo a necessidade de ambos os lados estarem online simultâneamente. Já hospedando os arquivos online:
  • Velocidade da transferência - os melhores hosts de arquivos gratís operam com velocidade de down/upload máxima.
  • Disponibilidade de horários - não é preciso que o emissor e o receptor do arquivos estejam online simultâneamente (na verdade não é possível, porque só é possível o download do arquivo quando o arquivo estiver devidamente transferido para o host).
  • Os arquivos "upados" podem ser baixados por qualquer usuário, bastanto apenas o link do arquivo, sem a necessidade de fazer outro upload...
  • Acesso remoto - Pense bem, você tem um arquivo que precisará usar no trabalho, mas não tem como levá-lo. Simplesmente faça o upload daonde estiver e o acesso do seu trabalho (logicamente é necessário de exista uma conexão com a internet em ambos os locais, só a título de conhecimento ;D).
Para documentos de texto e pequenos arquivos:
Existem vários serviços online de upload de graça, cheio de recursos eles permitem realizar cópias dos arquivos mesmo enquanto você trabalha neles. Claro que para confiar arquivos importantes a um site deve-se antes analisar a segurança e política de privacidade do site.
Então para facilitar a vida deixo a dica de dois dos melhores armazenadores para documento de texto o Zoho e o Google Textos e Planilhas.
Caso tenha se interessado pelo armazenamento de documentos, indico este artigo:

Para arquivos grandes:
Acredito que, em se tratando de armazenamento online em massa, o melhor e mais usado site/servidor  é o Megaupload. O Megaupload não é trabalhoso, pelo contrário, é muito simples. Acredito tanto que não me dei ao trabalho de fazer um tutorial básico... ;D
Curiosidade:
Para quem não sabia, ainda é possível ganhar dinheiro com downloads, ou melhor, upando arquivos para que os outros baixem. Há vários anos empresas hosters criaram um sistema muito criativo de se ganhar dinheiro (fortunas ;D) na Internet. Como funciona:
É um programa de parceria, uma forma de divulgar o site. Você faz o upload de algum arquivo, e espalha pela internet o link de download. Em troca você é pago pela quantidade de downloads efetuados, por exemplo:
Supondo que o pagamento seja de U$ 5,00 (5 dólares) a cada 1000 downloads. Caso tenham sido realidados 5000 downs seu pagamento seria de U$ 25,00, legal não?
Obs: Não se engane, nem tão pouco fique empolgado! Conseguir 5000 downloads não é algo fácil de se fazer (auheu).

Fonte: Aluno Virtual, EntendAqui  e Faz dinheiro online.

7 comentários:

Charles Netto disse...

Obrigado meu amigo por suas informações referentes a segurança no tocante a como fazer um upload/backup/compartilhamento de arquivos na Internet. Gostei e favoritei, mas também poderei acrescentar se me permitires que é bom também adquirir um HD Externo upload/backup/compartilhamento de arquivos que é bastante seguro uma vez que poderá ser feito até desconectado da Internet e com muito seguranço, mesmo assim valeu, ok!
CharlesNetto-PoA-RS/BR

Anônimo disse...

O dropbox tbm é uma ótima opção e vc pode ainda compartilhar a mesma pasta com vários outros computadores! Fica a dica! =P

Elis disse...

Oi passei só pra dizer que fiz uma homenagem a seu blog no Tensão Pré Masculina. Passa lá ;-D
BJS
http://tensaopremasculina.blogspot.com/

Adilson Almeida disse...

Ola meu amigo. Gostei muito de sua dica.
Escrevi um pouco sobre isso em minha coluna no portal Acessa. Segue link http://www.acessa.com/tecnologia/arquivo/suporte/2011/03/03-artigo/

Parabéns pelo blog.

Att
Adilson Almeida

Anônimo disse...

Eu uso o Dropbox, como o comentário acima, também recomendo!

Rart og Grotesk disse...

é tem que tomar cuidado ao salvar os arquivos!
Obrigada pela visita ao meu blog e pela dica de agregador, adorei!
bjs

http://artegrotesca.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Lucas, obrigado pela visita ao ComputerDicas! Darei uma olhada no link que você passou.

Uma Boa noite e Obrigado.

Postar um comentário