sexta-feira, 6 de novembro de 2009

'Novo Orkut' traz mudanças e retoma sistema de convites

Google apresenta nova cara do site na quinta-feira (29/10).
Migração de todos os usuários será concluída até metade de 2010.

O Google anunciou nesta quinta-feira (29) que o Orkut, a rede social mais popular do Brasil, vai passar por mudanças: o site foi todo redesenhado para trazer recursos mais modernos aos usuários, como interação mais aprimorada com seus amigos e aplicativos. A adesão à novidade será gradual e feita por meio de convites.


O sistema de convites segue um modelo similar ao inicio do site de relacionamentos, quando os internautas só podiam entrar na rede social depois de serem convidados por um amigo.

Segundo o Google, essa mudança não terá impacto na experiência ou nos dados dos usuários: as informações serão todas mantidas nas páginas, e aqueles com a versão antiga do site poderão se comunicar normalmente com os adeptos do novo modelo. A intenção é que todos os usuários tenham migrado para o novo Orkut até metade de 2010.

Mudanças
A nova versão permite uma organização maior das informações de amigos, além de oferecer uma navegação mais rápida. Será mais fácil navegar pelas fotos e vídeos de outros usuários e saber mais facilmente suas atualizações: tanto de humor quanto sobre o que estão fazendo naquele momento, por exemplo.

Um dos destaques é a facilidade para troca de fotos. De acordo com Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut, cerca de 80 milhões de imagens são publicadas diariamente no Orkut. Será possível importar diversas fotos ao mesmo tempo no site, editar e compartilhar -- funções que, segundo a empresa, ficaram muito mais rápidas. Na nova versão, o usuário poderá criar grupos de compartilhamento de imagens, incluindo também pessoas que não estão na rede social. Enquanto se espera que as imagens sejam enviadas para o site, é possível colocar legendas.

Mais opções para personalizar a página é outra mudança no novo Orkut. Na área “Sobre mim”, será possível mudar cores, adicionar fotos e aplicativos, além de deixar testemunhos aos amigos por meio de vídeos.

As comunidades -- segundo Ribeiro, somam quatro milhões atualizadas diariamente -- também entram no pacote de transformações. Agora, o usuário poderá navegar por elas diretamente de sua página inicial, sem a necessidade de abrir novas telas. Ele também manterá contato com as informações dos amigos tornando a navegação mais rápida e simples.

Ainda, os usuários receberão sugestões de amigos para adicionar à rede. Contatos frequentes com pessoas por meio de serviços do Google, como o Gmail, por exemplo, aparecerão como possíveis amigos a serem adicionados no Orkut.

Para utilizar o novo Orkut, que traz tecnologias atuais da internet, o Google recomenda que os usuários tenham as últimas versões dos navegadores instaladas no computador.



Para entrar no novo Orkut

Migrar para o novo Orkut pode ser uma missão difícil. Para utilizá-lo, o usuário deverá receber um convite de um amigo. Entretanto, usuários que o Google considera “viciados” no Orkut poderão receber um convite a partir desta quinta-feira (29). A empresa monitorou o Orkut para escolher as pessoas, mas não revelou detalhes da seleção.

Um personagem chamado Danilo Miedi foi criado para adicionar pessoas ao novo Orkut. Os ingressos serão sorteados entre os “amigos” do personagem no site de relacionamentos, entre os participantes da comunidade “Quero convite pro novo Orkut”, no twitter do personagem (@danilomiedi) e pelo “Blog do Danilo Miedi”. O sobrenome Miedi é uma brincadeira com o termo “me add”, utilizado pelos usuários do Orkut ao solicitar sua inclusão na rede de um amigo.




Imagem 'vazada'
Em meados de outubro, os internautas que fizeram o download do navegador Chrome em sua página oficial tiveram uma surpresa: a imagem que ilustrava o programa mostrava o Orkut com uma nova interface. A imagem corresponde realmente ao novo visual do site.







Fonte: Globo.com

3 comentários:

Déia disse...

eu ja tenho o orkut novo mais eu nao sei add outras pessoas como eu faço para add mais amigos ao novo orkut?

Lucas disse...

Déia, é o seguinte, encontrei isso na internet a uns 2 dias:
Procure o contador de convites abaixo da caixa "meus amigos". Esse contador mostra quantos convites você ainda tem. Clique em "convide seus amigos" para ver uma lista de amigos que ainda não estão usando o novo orkut e escolha aqueles que você deseja enviar um convite. Essa lista para envio de convites mostrará apenas seus amigos que não estão no novo orkut. Por isso, se algum amigo não aparecer na lista ele já foi convidado por outra pessoa.

Porém fui informado que nem todos as pessoas que receberam o convite para o novo orkut podem convidar os seus amigos. Parece que esse novo orkut tem alguns bugs, então a google não está liberando para todo mundo. Então o melhor é ir aos poucos e aguardar um novo pronunciamento do google.

Anônimo disse...

ooi , ooi .. eu qêriia saber como é qê eu faço para botar foto ali em "sobre mim" .
beejo . obrigada ;)

Postar um comentário