terça-feira, 16 de março de 2010

Endereço do site: http, www e domínio

O endereço do site é necessário para que o navegador possa fazer a chamada certa e então encontrar as páginas desejadas. Cada site tem um endereço específico e esse endereço é composto por alguns elementos que precisamos conhecer. Um endereço de site é composto por http, www, nome do site, e sua extensão.


O que é o http no endereço do site
O http é o nome do protocolo que é usado para comunicação na web. Existem diversos protocolos, como o FTP (transferência de arquivos), SMTP (envio de emails), POP (recebimento de emails), HTTP (navegação em páginas web), entre outros.

E o www, para que ele serve?
O www é sigla de World Wide Web, nome dado à plataforma onde ficam armazenadas as páginas que iremos acessar. Normalmente os navegadores mais modernos conseguem localizar um site mesmo que não seja digitado o http e o www. Por exemplo: abra seu navegador e digite uol.com.br, provavelmente abrirá o site do UOL, porém, observe que quando o site for aberto o navegador irá completar os itens que você não informou, ou seja, ficará assim na barra de endereços: http://www.uol.com.br

Nome do site
O nome do site á parte de do endereço, ele identifica o nome da empresa, produto, serviço ou pessoa. Quando alguém deseja ter um site, ele precisa fazer o registro do endereço, também chamado de domínio na esfera administrativa.

O que é a extensão do endereço do site
A extensão ou complemento pode estar dividido em dois grupos ou poderá ser apenas um. No exemplo do site do UOL, temos como extensão .COM e .BR, mas em muitos casos teremos apenas o .COM.

O .COM é uma indicação do tipo de site, neste caso indica que é um site comercial, porém, ele poderá ser .GOV (governos), .ORG (organizações não governamentais), .NET ( empresas de tecnologias), .BLOG (blogs), .ADV (sites de advogados), .MED (sites de médicos), entre outros. Veja a lista completa Aqui.

O .BR indica a localização do site ou pelo menos onde o site foi registrado. Neste caso o .BR indica que o site foi registrado no Brasil, mas poderá ser .AR (Argentina), .ES (Espanha), .US (Estados Unidos) e assim por diante.

Quando um endereço de site tem apenas o .COM, dizemos que ele é um domínio internacional.

Fonte: Blog do Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário