domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dica: Como economizar energia do seu computador!

Hoje venho aqui para resolver uma dúvida que muitas pessoas tem como o seu computador, é possível reduzir o consumo de energia do computador? Sim! É possível. Veja abaixo um método (particularmente achei o mais eficiente) para diminuir a energia consumida pelo seu computador!


Pesquisei muito na web antes de fazer este artigo, e muitas das postagens que encontrei não informam, literalmente, nada de útil... outros ainda, apresentavam algumas dicas na compra do computador que poderiam ajudar. Bem, abaixo segue uma lista destes posts:
Link 1
Link 2

Bem, mas voltando a pergunta que fiz anteriormente, é possível reduzir o consumo de energia do computador?
Os modelos mais atuais de placas-mães possuem um recurso que regula a energia fornecida ao processador e ao cooler (ventuínha do processador) de acordo com a tarefa executada.

Mas como assim regula a energia?
Ela reconhece as tarefas executadas em tempo real e libera para o processador apenas a energia necessária para o processamento das tarefas executadas no momento.

Obs: Muitos computadores não poderão usar a dica a seguir porque, como citei acima, apenas as placas-mães mais atuais possuem este recurso.

E como ativar este recurso?
Bem, geralmente você consegue configurá-lo pelo programa de sua placa-mãe. Abra o aplicativo de sua placa-mãe e procure por algo relacionado a energia ( não estou especificando o local exato porque, geralmente, estes programas variam muito suas interfaces de um para outro...

Bem, o método acima é simples, porém pode ser enganoso porque pode acontecer de sua placa-mãe vir com este dispositivo mas o programa não (encontrei pessoas reclamando este problema...) portanto, recomendo a você que use o Granola (ele só possui versão em inglês, mas sua interface é muito simples).
Ele desempenha exatamente este papel de regular a energia de sua placa-mãe.

Como usá-lo?
Faça o download e instale-o normalmente.
Reinicie o computador.

Caso dê este erro ao iniciá-lo, bem, sua placa-mãe não possui este recurso, portanto, nada resta a fazer além de desinstalar o programa e prejudicar o mundo com seu computador . ( ~P )

 Caso inicie normalmente, sem nenhum erro, está pronto amigo! Seu computador já esta mais econômico ;D...




Conheçe outro programa similar? Ou possui outras dicas úteis? Compartilhe abaixo conosco via comentários;

6 comentários:

Toledo.Silva disse...

otima dica para economizar energia
com o preço que ta aluz valeu pela dica.
um abraço lucas...

meualfeurgomes disse...

Olá Lucas,
Obrigado vou colocar em prática nada melhor do que fazer economia.

Lucas disse...

obrigado amigos! ;D

Anônimo disse...

Lucas, se eu não estiver enganado as placas mães já fazem este serviço que pode ser afinado em opções de energia no windows Vista e 7. De qualquer forma gostei da materia.

Jansen disse...

Se vc usa bastante o computador instalando um fonte de qualidade, de preferência com PFC ativo vc vai perceber até na conta de luz a diferença.
O unico problemas é que uma fonte dessas custa no mínimo uns R$170, mas ela oferece dezenas de outras vantagens até na estabilidade do seu pc.

Algumas fontes comuns dissipam mais de 50% da energia consumida em forma de calor, fontes de qualidade chegam a menos de 20% algumas até 10% apenas.

Fica a dica, quem quiser saber mais de uma procurada na internet e veja como esse componente geralmente esquecido nos computadores influencia em tudo.

aleyna disse...

trabzon
çorum
sinop
yozgat
afyon
YP3

Postar um comentário